No dia 14 de junho de 2025 (sábado), a Liga dos Amigos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (LIBUC) promove uma visita à Casa do Passal, em Cabanas de Viriato – antiga residência de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português que, em 1940, desafiou ordens superiores e salvou milhares de vidas ao conceder vistos de entrada em Portugal a refugiados da perseguição nazi.
Aristides de Sousa Mendes, diplomata português durante a Segunda Guerra Mundial, é responsável por uma das maiores ações individuais de salvamento de vidas, estimando-se que tenha ajudado cerca de 30.000 pessoas – entre as quais milhares de judeus. Fê-lo movido por consciência e compaixão, como resumiu nas suas próprias palavras:
«Era verdadeiramente a minha intenção salvar toda aquela gente».
Hoje, a Casa do Passal, classificada como Monumento Nacional, acolhe um museu que testemunha a memória viva de Sousa Mendes e o impacto do seu ato de desobediência moral. Instalado na antiga casa de família, o museu convida os visitantes a percorrer os espaços que narram a coragem de um homem que, segundo o historiador Yehuda Bauer, protagonizou uma das maiores ações de salvamento individuais da Segunda Guerra Mundial.
Mais do que uma homenagem, a visita à Casa do Passal é um convite à reflexão sobre os valores da humanidade, da responsabilidade individual e da resistência ao totalitarismo – valores tão necessários no mundo de hoje como em 1940.
- Associados da LIBUC: gratuito (inclui transporte e entrada; a refeição será da responsabilidade de cada participante)
- Comunidade UC: 10,00 €
- Público em geral: 15,00 €
Inscrições obrigatórias (limitadas a 50 participantes, por ordem de inscrição)
O pagamento (quando aplicável) deverá ser feito por transferência bancária. Os dados serão fornecidos após confirmação da inscrição.